Seres produtores,consumidores e decompositores



  • O primeiro componente de uma cadeia alimentar é sempre um organismo autotrófico, em geral um ser que realize fotossíntese. Esse componente inicial de toda cadeia alimentar é denominado produtor, pois é o único capaz de captar energia de fontes inorgânicas, utilizando-as para a síntese de matéria orgânica.
  • Os demais componentes da cadeia alimentar são denominado consumidores, pois utilizam a energia originalmente captada pelos produtores e armazenada nas moléculas orgânicas produzidas por estes.
  • Cada um dos elos componentes de uma cadeia alimentar constitui um nível trófico. Os produtores constituem o primeiro nível trófico de qualquer cadeia alimentar.
  • Os seres que se alimentam diretamente dos produtores, como os herbívoros, são chamados de consumidores primários e constituem o segundo nível trófico; os que compõem os níveis seguintes, formados pro organismos que se alimentam dos consumidores primários, são s consumidores secundários e constituem o terceiro nível trófio, e assim por diante.
  • Ao morrer, produtores e consumidores dos diversos níveis tróficos servem de alimento a bactérias e fungos. Estes seres decompõem a matéria orgânica de partes mortas, resíduos e excreções de outros seres para obter nutrientes e energia, sendo denominado decompositores.
  • A decomposição é importante pois permite a reciclagem dos elementos químicos. Átomos que fizeram parte de moléculas orgânicas de um ser que morreu voltam ao ambiente graças aos decompositores.